Bacalhau

Postado por Giba

O bacalhau é um peixe oriundo das águas frias e limpas do Hemisfério Norte.
A história do bacalhau remonta ao século IX.
Os Vikings são pioneiros na descoberta do bacalhau, mais tarde também os Romanos se habituaram a consumir bacalhau, mas foram os portugueses os primeiros a ir pescar bacalhau na Terra Nova (Canadá) em 1497.
É um peixe resistente, fecundo e de carne branca, considerada a mais alva e a mais apreciada entre todos os peixes de carne branca da família "gadídeos".
Consta que o maior bacalhau já pescado tinha 1,80 m e pesava 95 kg. Com o passar dos anos, os tamanhos maiores vão ficando cada vez mais raros. A pesca de arrastão, que captura os peixes pequenos antes da desova, é uma das principais responsáveis pela diminuição gradativa das reservas naturais, uma grande preocupação dos países exportadores. Mas a fecundidade das fêmeas mantém viva a esperança de não ver faltar em nossa mesa o delicioso bacalhau.
O Bacalhau salgado seco, conserva todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. 1 kg de bacalhau tem o valor nutritivo equivalente a 3,2 kg de peixe, mais nutritivo do que a carne de vaca e de frango, com 38g de proteínas por cada 100 g. É também o animal com a maior percentagem de partes comestíveis, com 85%. É saudável e totalmente natural.
NUTRIENTES POR 100 G DE BACALHAU:
Proteína 38g
Gordura 1g
Cálcio 60mg
Ferro 1,6mg
Vitamina B Tiamina 0,01mg
Riboflavina1 0,20mg
Niacina 2,4mg
Porção comestível 85%
Água 40g
Energia Kcal/KJ 160/170

2 comentários:

  1. Anônimo
    disse...

    tenho uma receita de bacalhau que um dia esteve na veja ... um amigo, separou da mulher e foi morar sozinho, antes de casar com uma grande amiga amiga minha. encantado desde sempre pela minha receita famosa, que aos sábados era um sucesso, ele pediu, eu escrevi com detalhes e ele passou a fazer. um dia, a veja fez uma reportagem sobre homens solteiros na cozinha, ou algo assim, e ele foi entrevistado fazendo a famosa receita do bacalhau da rê ...

  2. Anônimo
    disse...

    Se quiser mandar a receita pra mim publicar, a receita da Rê ficará mais famosa ainda.
    Quem sabe a Veja não se interesse em entrevistar você na próxima matéria a respeito de culinária?
    Obrigado pela visita.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
BlogBlogs.Com.Br